SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Reinventing nursing practice in health education: theater with elderlyNursing care in post-modernity: a necessary dialogue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

BACKES, Dirce Stein et al. Vivência teórico-prática inovadora no ensino de enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2012, vol.16, n.3, pp. 597-602. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000300024.

Os cursos de enfermagem vêm investindo em inovações no processo formativo, apostando em metodologias ativas e problematizadoras, que ofereçam ao acadêmico vivências na realidade social. Objetiva-se relatar a vivência de ensino-aprendizagem vinculada a um projeto ampliado de ensino, pesquisa e extensão fundamentado nas teorias de enfermagem. Trata-se de um relato de experiência desenvolvida a partir de uma atividade teórico-prática, realizada por meio de visitas semanais de docentes e discentes de enfermagem às famílias em condições sociais, ambientais e econômicas vulneráveis. Os resultados mostram uma pedagogia ativa, dialógica e interativa, capaz de fomentar redes solidárias de cooperação e a promoção de ambientes polissêmicos, favorecidos pelas reflexões dos problemas sociais emergentes. Assim, instigar o protagonismo e empreendedorismo social na formação, a partir das teorias de enfermagem, significa desenvolver um conhecimento capaz de dialogar e integrar os diferentes saberes, pelo desenvolvimento de práticas em consonância com o exercício da cidadania e transformação social.

Keywords : Modelos de enfermagem; Teoria de Enfermagem; Saúde da família; Cuidados primários de saúde; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese