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Escola Anna Nery

versión impresa ISSN 1414-8145

Resumen

SCHVEITZER, Mariana Cabral; BACKES, Vânia Marli Schubert; CUTOLO, Luiz Roberto Agea  y  VIANA, Ligia de Oliveira. Estilos de pensamento em educação em enfermagem: a produção científica de três regiões do Brasil. Esc. Anna Nery [online]. 2013, vol.17, n.1, pp.60-67. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452013000100009.

Este estudo objetivou identificar os Estilos de Pensamento dos Grupos de Pesquisa em Educação em Enfermagem de três regiões do Brasil. MÉTODO: Pesquisa do tipo descritiva, exploratório-analítica, em base documental, de natureza qualitativa. RESULTADOS: A Região Norte demonstrou um Estilo Libertador, caracterizado por uma postura pedagógica libertadora e dialógica. A Região Centro-Oeste apresentou um Estilo Tecnicista-Libertador, caracterizado por uma postura pedagógica intermediária, que mostra exceções à postura pedagógica tecnicista e a crescente valorização da postura pedagógica crítica. Na Região Nordeste, apareceu o Estilo Tecnicista-Libertador-Efetivo, caracterizado por discutir a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Enfermagem nos Projetos Políticos Pedagógicos das Instituições de Ensino. CONCLUSÃO: Os Estilos identificados estão em constante movimento, porém, nesse momento, identificar a pedagogia libertadora e a sua efetivação a partir das Diretrizes Curriculares é essencial para o desenvolvimento da Educação em Enfermagem e o seu reconhecimento.

Palabras clave : Enfermagem; Educação em Enfermagem; Grupos de pesquisa.

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