SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Organizational structure of postpartum care in Family Health StrategyPrevention program of use/abuse of alcohol in school-aged adolescents: stop to think author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

MODES, Priscilla Shirley Siniak dos Anjos  and  GAIVA, Maria Aparecida Munhoz. Satisfação das usuárias quanto à atenção prestada à criança pela rede básica de saúde. Esc. Anna Nery [online]. 2013, vol.17, n.3, pp.455-465. ISSN 1414-8145.  https://doi.org/10.1590/S1414-81452013000300008.

Estudo descritivo avaliativo, pautado no modelo donabediano de avaliação em saúde, que avaliou a satisfação das mães e/ou responsáveis de crianças menores de um ano de idade quanto à atenção prestada pelas Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá - Mato Grosso. A coleta de dados transcorreu entre outubro e dezembro de 2010, e se deu por meio de questionário aplicado a 127 responsáveis pelas crianças. Os dados foram analisados segundo estatística descritiva. Os resultados mostraram que todas as crianças têm acesso ao acompanhamento de crescimento e desenvolvimento, contudo nem todas as unidades verificam os parâmetros antropométricos. Verificou-se que o enfermeiro é o profissional que mais utiliza a Caderneta de Saúde da Criança e que o atendimento de saúde prestado às crianças foi avaliado pelas usuárias como regular e a atuação dos profissionais como boa. O grau de satisfação foi associado às orientações sobre prevenção de acidentes, violência e problemas respiratórios, bem como à existência de um espaço para discutir preocupações sobre a criança durante a consulta e ao recebimento gratuito de medicamentos.

Keywords : Avaliação em saúde; Satisfação do paciente; Atenção primária à saúde; Qualidade da assistência à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )