Acessibilidade / Reportar erro

Atividades terapêuticas: compreensão de familiares e profissionais de um centro de atenção psicossocial

Actividades terapéuticas: comprensión de familiares y profesionales de un centro de atención psicosocial

OBJETIVO:

analisar a compreensão de familiares e profissionais de saúde mental sobre as atividades terapêuticas no cotidiano de um Centro de Atenção Psicossocial.

METODOLOGIA:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um Centro de Atenção Psicossocial do Estado de Santa Catarina, Brasil.

RESULTADOS:

As atividades terapêuticas, por exemplo, revelam o leque de possibilidades de atuação e imersão das práticas nas novas tendências de cuidado na área, assim como o risco de adoção de posturas verticalizadas e cristalizadas, mais compatíveis com modelos de atendimentos tradicionais, contra as quais a própria Reforma Psiquiátrica luta há mais de 20 anos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Espera-se que o estudo proporcione novos olhares sobre a Reforma Psiquiátrica no contexto estudado, de modo a problematizar os processos de trabalhos das equipes e a relação dos serviços com os usuários que atendem.

Enfermagem psiquiátrica; Saúde mental; Política de saúde


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com