Acessibilidade / Reportar erro

Validação clínica do diagnóstico "falta de adesão" em pessoas com hipertensão arterial

Validación clínica del diagnóstico de enfermería "ausencia de adhesión" en personas con hipertensión

O objetivo deste estudo foi validar clinicamente o diagnóstico de enfermagem Falta de Adesão em pessoas com hipertensão arterial.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo metodológico, utilizando-se o modelo de validação clínica de diagnóstico. O conteúdo da proposta do diagnóstico foi inicialmente validado perante especialistas e depois clinicamente com 128 pacientes com hipertensão arterial atendidos pela Atenção Primária de Crato-Ceará, com o auxílio de duas enfermeiras clínicas, especialistas em terminologias de enfermagem e adesão terapêutica.

RESULTADOS:

Após a validação clínica, o diagnóstico passou a contar com seis características definidoras e doze fatores relacionados.

CONCLUSÃO:

Considera-se que o estudo forneceu direção para a eficiência do uso dos indicadores clínicos avaliados, contribuindo com o aprimoramento do diagnóstico Falta de Adesão e seus elementos constituintes. A Enfermagem deve se apropriar de suas tecnologias, buscando incrementar e amplificar sua utilização, contribuindo com a melhoria da assistência prestada.

Diagnóstico de enfermagem; Cooperação do paciente; Adesão ao medicamento; Estudos de validação


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com