Acessibilidade / Reportar erro

Práticas integrativas e complementares no cuidado de enfermagem: um enfoque ético

Prácticas complementarias y de integración en el cuidado de enfermería: un enfoque ético

Os objetivos deste estudo foram caracterizar a participação de usuários na opção e no cuidado de enfermagem por meio de práticas integrativas e complementares de saúde (PICS); e analisar esta participação sob o enfoque ético do cuidado de enfermagem.

MÉTODOS:

Pesquisa qualitativa, desenvolvida com usuários de PICS, em instituições públicas de saúde onde há enfermeiros que as aplicam; foi aprovada pelos Comitês de Ética em Pesquisa das instituições envolvidas. Utilizaram-se o Método Criativo Sensível e análise de discurso.

RESULTADOS:

Ao considerar a autonomia e a participação dos sujeitos como questão cidadã, retoma-se a discussão sobre o seu direito de opção face aos serviços ofertados. Este direito como condição ética implica ter acesso adequado às informações sobre diferentes possibilidades terapêuticas; depende da ampliação da capacidade dos sujeitos de compreender e agir sobre o mundo e si mesmo.

CONCLUSÃO:

Há de se ter atenção para que seja preservada a essência da integralidade das PICS, seus princípios e finalidades.

Cuidado de enfermagem; Ética; Terapias complementares


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com