Acessibilidade / Reportar erro

Serviço residencial terapêutico: o olhar do usuário

Servicio terapéutico residencial: la mirada del usuario

Este estudo teve como objeto o cotidiano de moradores de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) egressos de internações psiquiátricas de longa permanência e, como objetivo, descrever o processo de reinserção social dos moradores considerando o modelo de SRT.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujos sujeitos foram moradores de SRT. A análise dos dados seguiu o princípio da análise de conteúdo temática.

RESULTADOS:

Constatou-se que o projeto terapêutico vislumbrado pela equipe do Serviço Residencial Terapêutico aproximase do preconizado pelos paradigmas epistemológicos da Reabilitação Psicossocial.

CONCLUSÃO:

As entrevistas permitiram a aproximação da vivência fora do manicômio, sendo possível perceber a reconstrução desse sujeito enquanto ser social. Em termos práticos, tem-se um morador que circula pelo bairro, conversa com os vizinhos, mas também há aquele que discute com os pares, é intolerante com os colegas.

Desinstitucionalização; Serviços residenciais terapêuticos; Saúde mental


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com