SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Therapeutic communication between health professionals and mothers accompanying children during inpatient treatmentVulnerability to sickening of children with HIV/AIDS in transition from childhood to adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

STREFLING, Ivanete da Silva Santiago et al. Cuidado integral e aconselhamento reprodutivo à mulher que abortou: percepções da enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2013, vol.17, n.4, pp.698-704. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20130014.

O presente estudo teve como objetivo conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem a respeito do cuidado integral e do aconselhamento reprodutivo à mulher que abortou. Trata-se de estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa realizado com 19 profissionais de enfermagem que atuam na maternidade e no centro obstétrico de um hospital universitário do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada durante o mês de novembro de 2012. Para análise dos dados, empregou-se a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo. Nos resultados, as ideias centrais deram origem a duas categorias: cuidado integral à mulher hospitalizada por aborto e aconselhamento reprodutivo como estratégia de promoção à saúde reprodutiva. Nestas, os sujeitos revelaram perceber o cuidado integral como a satisfação das necessidades biológicas e o aconselhamento reprodutivo centrado nas orientações à contracepção. Assim, salienta-se a importância da qualificação dos profissionais de enfermagem e de outros estudos com diferentes enfoques.

Keywords : Aborto; Assistência integral a saúde; Promoção da saúde; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )