Acessibilidade / Reportar erro

Vulnerabilidade ao adoecimento de crianças com hiv/aids em transição da infância para a adolescênciaa a Este artigo é produto de estudo desenvolvido como trabalho de conclusão de curso de graduação em Enfermagem com intercâmbio (graduação sanduíche) em Montreal, Canadá. De modo que essa experiência proporcionou a formação de rede entre três grupos de pesquisa de instituições de ensino superior: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS/Brasil), McGill University (Canadá) e Universidad de Antioquia (Colômbia).

Vulnerabilidad frente a la enfermedad de niños con vih/sida en transición de la niñez para la adolescencia

OBJETIVO:

identificar situações de vulnerabilidade ao adoecimento de pacientes com HIV/AIDS durante a transição da infância para a adolescência.

MÉTODOS:

pesquisa qualitativa com análise de conteúdo temática de banco de entrevistas realizadas com 11 sujeitos de 12 a 14 anos, infectados por transmissão vertical e com revelação diagnóstica.

RESULTADOS:

no plano individual, foram observados: saber do diagnóstico e não poder falar; reação negativa ao diagnóstico; assumir responsabilidades de se cuidar; dificuldades para tomar os remédios. No plano social: orfandade e/ou adoecimento de um familiar; contar para as outras pessoas o diagnóstico; necessidade de ajuda para lembrarse de tomar o remédio; namoro e início da vida sexual.

CONCLUSÃO:

ressalta-se a importância de uma equipe multidisciplinar capacitada para atender às demandas de saúde específicas dessa população, para promover a autonomia do cuidado de si e a inserção social.

Saúde da criança; Saúde do adolescente; Síndrome da imunodeficiência adquirida; Enfermagem


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com