Acessibilidade / Reportar erro

A integralidade do cuidado ao recém-nascido: articulações da gestão, ensino e assistência

Atención integral al recién nacido: articulación entre gestión, capacitación y asistencia

O objetivo deste estudo foi apreender as práticas de integralidade reveladas nos âmbitos da gestão, da assistência e da formação a partir dos cuidados prestados ao recém-nascido internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

MÉTODOS:

Estudo qualitativo com abordagem dialética. Os dados foram coletados por meio da observação participante e de entrevista com gestores, docentes e discentes, sendo analisados pela técnica de Análise de Conteúdo Temática.

RESULTADOS:

Evidenciaram-se práticas de gestores e profissionais que contribuem para a integralidade do cuidado ao neonato, tais como a descentralização das ações de gestão, a tomada de decisão em conjunto com os profissionais, o incentivo ao trabalho em equipe e a valorização da família. Foi apontada a integração dos profissionais do serviço no processo de ensino-aprendizagem como estratégia para uma formação norteada pela integralidade.

CONCLUSÃO:

Verifica-se a necessidade de articulação entre gestão, assistência e formação para a construção de um cuidado pautado na integralidade.

Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Recém-nascido; Assistência integral à saúde


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com