Acessibilidade / Reportar erro

Rede social de apoio ao desenvolvimento infantil segundo a equipe de saúde da família

Red social de apoyo al desenvolvimiento infantil según el equipo de salud de la familia

O objetivo deste estudo foi identificar as redes sociais de apoio às famílias para a promoção do desenvolvimento infantil na perspectiva da equipe Estratégia Saúde da Família.

MÉTODOS:

Pesquisa qualitativa descritiva. Foram sujeitos doze profissionais de saúde, sendo três de cada categoria profissional: enfermeiro, médico, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde que atuam nas unidades de saúde do estudo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados segundo análise categorial temática.

RESULTADOS:

Os resultados evidenciaram três categorias empíricas: Elementos da rede social de apoio; Funções de apoio às famílias; Dificuldades e lacunas na rede social de apoio às famílias.

CONCLUSÃO:

Considera-se que as redes sociais têm importante papel na vinculação das famílias, fortalecendo seu potencial para o desenvolvimento infantil saudável. Recomenda-se que os profissionais de saúde articulem ações que possam influenciar esses elementos de maneira que promovam o desenvolvimento infantil adequado.

Família; Enfermagem; Desenvolvimento infantil; Apoio social


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com