Acessibilidade / Reportar erro

Integralidade no cuidado: estudo da qualidade de vida dos usuários com tuberculose

Integralidad en el cuidado: estudio de la calidad de vida de los clientes con tuberculosis

O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade de vida dos sujeitos em tratamento da tuberculose em uma unidade de saúde do Rio de Janeiro.

MÉTODOS:

Estudo transversal do tipo descritivo-correlacional, com uma amostra de intencional de 102 clientes. Utilizou-se o instrumento da Rede TB e o WHOQoL-bref.

RESULTADOS:

Pela análise inferencial constata-se que a QV global está mais associada ao domínio psicológico, seguido do ambiente, das relações sociais e, por último, ao físico. Face aos resultados, pode-se concluir que a TB atinge todo o universo do indivíduo, dadas as suas implicações físico-orgânicas, psicoafetivas e sociais.

CONCLUSÃO:

Na prestação de cuidados de enfermagem, importa valorizar a avaliação que a própria pessoa faz da sua vida e saúde, além da sua individualidade e subjetividade, para assegurar a integralidade da assistência.

Tuberculose; Qualidade de vida; Enfermagem


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com