SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Adherence to antiretroviral treatment: comprehensive care based on the care model for chronic conditionsSelf-care for the treatment of leg ulcers in sickle cell anemia: nursing guidelines author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

FARIAS, Sheila Nascimento Pereira de et al. Integralidade no cuidado: estudo da qualidade de vida dos usuários com tuberculose. Esc. Anna Nery [online]. 2013, vol.17, n.4, pp.749-754. ISSN 1414-8145.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20130020.

O objetivo deste estudo foi analisar a qualidade de vida dos sujeitos em tratamento da tuberculose em uma unidade de saúde do Rio de Janeiro.

MÉTODOS:

Estudo transversal do tipo descritivo-correlacional, com uma amostra de intencional de 102 clientes. Utilizou-se o instrumento da Rede TB e o WHOQoL-bref.

RESULTADOS:

Pela análise inferencial constata-se que a QV global está mais associada ao domínio psicológico, seguido do ambiente, das relações sociais e, por último, ao físico. Face aos resultados, pode-se concluir que a TB atinge todo o universo do indivíduo, dadas as suas implicações físico-orgânicas, psicoafetivas e sociais.

CONCLUSÃO:

Na prestação de cuidados de enfermagem, importa valorizar a avaliação que a própria pessoa faz da sua vida e saúde, além da sua individualidade e subjetividade, para assegurar a integralidade da assistência.

Keywords : Tuberculose; Qualidade de vida; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )