SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Interaction between the nursing staff and family from the family's perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

SCHIMITH, Maria Denise et al. Colonialismo nas relações entre trabalhadores e usuários durante as práticas de cuidado: implicações para a integralidade da atenção. Esc. Anna Nery [online]. 2013, vol.17, n.4, pp.788-795. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20130025.

Este estudo objetivou relatar as relações entre trabalhadores e usuários e suas implicações para a continuidade do cuidado.

MÉTODOS:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir de um estudo de caso, de fevereiro a julho de 2012. Os sujeitos foram trabalhadores de saúde e usuários de uma Unidade de Saúde da Família. Realizaram-se observação participante, entrevistas e buscas em documentos e registros.

RESULTADOS:

Evidenciaram-se momentos em que os usuários são generalizados pela equipe, que desconsidera sua singularidade; isso desqualifica o usuário, revelando a fragilidade da integralidade da atenção.

CONCLUSÃO:

Há implicações das relações colonialistas que consideram usuários como objetos, afetando a continuidade do cuidado. Descortinou-se a participação de enfermeiros neste processo, reforçando a necessidade de se aprofundar a reflexão acerca da prática profissional.

Keywords : Participação do Paciente; Continuidade da Assistência ao Paciente; Sistema Único de Saúde; Enfermagem; Assistência Integral à Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )