SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Consequências da exposição ocupacional a material biológico entre trabalhadores de um hospital universitárioEstratégias de biossegurança dos trabalhadores da saúde no cuidado às pessoas com HIV/AIDS (1986-2006) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

LIMA, Letícia de; PIRES, Denise Elvira Pires de; FORTE, Elaine Cristina Novatzki  e  MEDEIROS, Francini. Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais de saúde da atenção básica. Esc. Anna Nery [online]. 2014, vol.18, n.1, pp.17-24. ISSN 1414-8145.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20140003.

O objetivo desta pesquisa qualitativa foi identificar motivos de satisfação e insatisfação dos profissionais de saúde em dois modelos assistenciais, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e na Atenção Básica Tradicional (ABT).

Métodos:

Amostra intencional com 22 profissionais de saúde do sul do Brasil e dados coletados por meio de entrevistas e grupo focal.

Resultados:

Principais motivos de satisfação: nos dois modelos - afinidade com a profissão/gostar do que faz, satisfação dos usuários com a assistência recebida, trabalho em equipe; na ESF - vínculo entre profissionais e usuários. Principais motivos de insatisfação: nos dois modelos - problemas nas relações com usuários/famílias; na ABT- salário insuficiente e dificuldades no trabalho em equipe; na ESF- déficit nos instrumentos e ambiente de trabalho, carga horária excessiva e falta de compreensão sobre o modelo.

Conclusão:

A dimensão subjetiva influencia a satisfação laboral, mas condições concretas para a realização do trabalho são fortemente significativas.

Palavras-chave : Saúde do trabalhador; Atenção primária à saúde; Saúde da família; Satisfação no emprego.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )