SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Satisfação e insatisfação no trabalho de profissionais de saúde da atenção básicaAdesão à terapia antirretroviral e suas representações para pessoas vivendo com HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

VILLARINHO, Mariana Vieira  e  PADILHA, Maria Itayra. Estratégias de biossegurança dos trabalhadores da saúde no cuidado às pessoas com HIV/AIDS (1986-2006). Esc. Anna Nery [online]. 2014, vol.18, n.1, pp.25-31. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140004.

O objetivo deste estudo foi identificar as estratégias de biossegurança utilizadas pelos trabalhadores da saúde de um hospital referência em doença infectocontagiosas, no cuidado às pessoas com HIV/AIDS, no período de 1986 a 2006.

Métodos:

Trata-se de um estudo descritivo qualitativo com perspectiva sócio-histórica que utilizou a História Oral para a realização de entrevistas com 23 trabalhadores da saúde.

Resultados:

Apartir da análise de conteúdo de Bardin emergiram duas categorias: Busca pelo conhecimento sobre a AIDS no início da epidemia; e mudança no processo de trabalho: estratégia de biossegurança à minimização do acidente de trabalho. Conclui-se que foi necessário e correto investir na segurança por meio de ações educativas e preventivas que promoveram transformações culturais, que produziram maior simetria entre os trabalhadores da saúde, sobretudo da enfermagem, e enalteceram o cuidado de si, no cuidado às pessoas, independente do seu diagnóstico soropositivo para o HIV.

Palavras-chave : Biossegurança; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Profissionais da saúde; Saúde do trabalhador; História.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )