Acessibilidade / Reportar erro

O diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil: o caminho percorrido pelas famílias

El diagnóstico precoz del cáncer infantil y juvenil: el camino recorrido por las familias

Este estudo teve como objetivo descrever o caminho percorrido pela criança, adolescente e suas famílias, desde o iníciodos sinais e sintomas até a definição do diagnóstico de câncer.

Métodos:

Trata-se de estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Utilizou-se entrevista semiestruturada como recurso para coleta do material empírico. Estes foram agrupados na categoria "a longa peregrinação: do adoecimento ao início do tratamento".

Resultados:

Participaram do estudo 10 familiares de crianças e adolescentes com diagnóstico de câncer em tratamento quimioterápico. Os sujeitos relataram as experiências de forma detalhada e cronológica, descreveram o início dos sinais e sintomas, as idas e vindas pelos serviços de saúde, e a atuação dos profissionais no setor primário e no especializado.

Conclusão:

Conclui-se que a criança e o adolescente percorrem um longo caminho diante da situação oncológica. Foram evidenciadas as dificuldades relacionadas ao acesso aos recursos diagnósticos, o que compromete as possibilidades de um diagnóstico precoce.

Criança; Adolescente; Enfermagem oncológica; Câncer; Diagnóstico precoce


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com