Acessibilidade / Reportar erro

Centros de atenção psicossocial álcool/drogas: inserção e práticas dos profissionais de enfermagem

Centros de atención psicosocial alcohol/drogas: inserción y práctica de los profesionales de enfermería

O objetivo deste estudo foi verificar a inserção e as práticas dos profissionais de nível médio da equipe de enfermagem nos CAPS álcool e drogas

Métodos:

Estudo exploratório de cunho qualitativo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada em uma amostra de 16 profissionais de enfermagem de nível médio. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas àluz do referencial teórico da Reforma Psiquiátrica.

Resultados:

Observou-se que esses profissionais se inserem de maneira efetiva nas atividades dos CAPS ad, sendo comum a prática de atividades extrafuncionais. Como fatores que dificultam sua inserção, observou-se a pouca capacitação para atuar junto ao usuário desses serviços.

Conclusão:

Os profissionais de nível médio de enfermagem têm contribuído efetivamente para consolidação da Reforma Psiquiátrica Brasileira. A identificação das suas formas de trabalho promovesubsídios para reflexão sobre as estratégias possíveis que visem aprimorar a prática desses profissionais nesses cenários de prática, norteando futuras propostas educacionais e formativas para essa categoria profissional.

Enfermagem; Serviços comunitários de saúde mental; Auxiliares de enfermagem


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com