SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Evaluation of the training of nurses in basic health units through telenfermagemBecoming proficient: knowledge and practice of hemodialysis nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

CHERNICHARO, Isis de Moraes; SILVA, Fernanda Duarte da  and  FERREIRA, Márcia de Assunção. Caracterização do termo humanização na assistência por profissionais de enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2014, vol.18, n.1, pp.156-162. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140023.

Os objetivos deste estudo foram conhecer os dados sociodemográficos que caracterizam os profissionais participantes da pesquisa, identificar os significados atribuídos por profissionais de enfermagem aos termos humanização e não humanização e analisá-los à luz dos preceitos da Política Nacional de Humanização.

Métodos:

Exploratório-descritivo, com aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas a 70 profissionais de enfermagem. Para análise do material utilizaram-se recursos estatístico-descritivos e técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

Aspectos pessoais, subjetivos, morais, éticos e relacionais caracterizam a humanização. A valorização da técnica procedimental, do modelo biomédico e dos problemas emergentes na área de atenção à saúde caracterizam a não humanização. Conclui-se que a assistência de enfermagem voltada aos preceitos da política nacional de humanização é aquela que vai ao encontro dos significados dos próprios partícipes do cuidado, devendo, portanto, ser considerada como coautora no processo saúde-doença.

Keywords : Humanização da assistência; Enfermagem; Equipe de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )