Acessibilidade / Reportar erro

Tornando-se proficiente: o saber/fazer do enfermeiro de hemodiálise

Haciéndose competente: el saber/hacer del enfermero de hemodiálisis

O objetivo deste estudo foi descrever atitudes e práticas de enfermeiros de hemodiálise na trajetória percorrida na especialidade.

Métodos:

Estudo de abordagem qualitativa do tipo Teoria Fundamentada nos Dados, realizado no serviço de nefrologia de um hospital universitário do Rio de Janeiro. Participaram do estudo nove enfermeiros de hemodiálise. Foi adotada a entrevista semiestruturada e a observação participante. As informações foram analisadas considerando-se os procedimentos básicos pertinentes a Teoria Fundamentada nos Dados: codificação aberta, codificação axial e codificação seletiva.

Resultados:

Da análise emergiu o fenômeno "Tornando-se proficiente: o saber/fazer do enfermeiro de hemodiálise",que se forma a partir da junção das categorias: "(Re) Estabelecendo seu modo de fazer em hemodiálise" e "Dominando o cenário tecnológico".

Conclusão:

O conhecimento adquirido, aprofundado e atualizado, conduz o enfermeiro ao agir consciente,considerando a complexidade envolvida no processo de aprender na prática.

Enfermagem; Especialização; Diálise renal; Cuidados de Enfermagem


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com