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Avaliação das competências dos professores de enfermagem para administrar programas educativos para adultos

Evaluación de las competencias de los profesores de enfermería para la gestión de programas educativos para adultos

O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho que o enfermeiro docentede enfermagem atribui a si nas competências para administrar programas educativos para adultos.

Métodos:

Estudo descritivo, comparativo, transversal e quantitativo, desenvolvido com 226 docentes enfermeiros de cursos de graduação em enfermagem paulistanos. Os dados foram colhidos com escala de Likert, lançados em planilha Excel® e analisados por estatística descritiva e testes não paramétricos de Wilcoxon e Friedman.

Resultados:

A população tinha predominantemente entre 46 e 55 anos (87/38,49%), eram mulheres (198/87,61) e mestres (180/79,65%). Os professores consideraram-se distantes das competências que almejavam alcançar, como administrar programas, o que requer domínio de políticas, orçamentos e marketing, o rol de mais baixo desempenho em comparação aos demais.

Conclusão:

Administrar programas educativos para adultos ainda é algo pouco explorado e pouco experenciado por esses docentes.

Enfermagem; Educação superior; Docentes de Enfermagem; Modelos educacionais; Competência profissional


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