SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2Educational intervention on violence with adolescents: possibility for nursing in school contextEducational intervention using the life activity of breathing with adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

LOPES, Gertrudes Teixeira et al. Percepções de adolescentes sobre uso/dependência de drogas: o teatro como estratégia pedagógica. Esc. Anna Nery [online]. 2014, vol.18, n.2, pp.202-208. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140029.

Este estudo objetivou descrever a percepção dos adolescentes sobre uso/abuso de drogas; e analisar a compreensão dos estudantes sobre uso/abuso de drogas a partir da utilização do teatro como estratégia pedagógica.

Métodos:

Participaram 111 estudantes do ensino fundamental do CAP/UERJ. Utilizou-se o teatro não verbal como estratégia pedagógica, realizado por militares da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, com o diálogo entre atores e estudantes após apresentação. A autorização dos alunos foi dada por seus representantes legais. Projeto aprovado pelo CEP/UERJ, protocolo 015.3.2008. Os dados foram obtidos em 2010 por escrito, e foram gravados depoimentos. Os resultados evidenciaram que os estudantes perceberam a dimensão do uso/dependência das drogas e suas consequências. Conclui-se que o assunto e a forma de apresentação despertaram interesse, estimularam o debate, elucidaram dúvidas e reflexões. O teatro, como atividade criativa e criadora de sentimentos, expectativas e sensações, constitui-se em estratégia pedagógica facilitadora da aprendizagem.

Keywords : Enfermagem; Promoção da saúde; Transtornos Relacionados ao uso de substâncias; Adolescente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )