O objetivo deste estudo foi validar o conteúdo e a compreensibilidade do instrumento de comunicação escrita, material educativo complementar à alta hospitalar para pacientes com prescrição de oxigenoterapia domiciliar prolongada.
Métodos:
Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, no qual se elaborou um material educativo sobre uso de oxigenoterapia, em forma de folder. Este foi analisado por cinco enfermeiros, que sugeriram modificações. Após a realização das alterações no folder, este foi entregue aos pacientes que receberam a prescrição de Oxigenoterapia Domiciliar Prolongada (ODP).
Resultados:
A avaliação que os pacientes tiveram quanto ao material educativo foi positiva, pois 100% das respostas se classificaram entre excelente e bom (ou notas entre 7 e 10).
Conclusão:
Confirma-se o papel e a função do enfermeiro como educador em saúde, que necessita utilizar a comunicação verbal e escrita para o processo de cuidar em saúde.
Comunicação; Educação em saúde; Enfermagem; Oxigenoterapia