Acessibilidade / Reportar erro

Aspiração endotraqueal por sistema aberto: práticas de profissionais de enfermagem em terapia intensiva

Aspiración endotraqueal por sistema abierto: prácticas de los profesionales de enfermería en cuidado intensivo

O objetivo deste estudo foi investigar as práticas dos profissionais de enfermagem de terapia intensiva quanto à aspiração endotraqueal (AET) por sistema aberto.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa com enfoque quantitativo desenvolvida em um hospital universitário de Mato Grosso do Sul, Brasil, com 25 sujeitos. Os dados, coletados de abril a setembro de 2011 por meio de instrumento de observação do tipo checklist contendo 23 itens da técnica, foram analisados por estatística descritiva.

Resultados:

A média de adesão global foi de 51,33%. Verificou-se baixa adesão a 16 itens, os quais são fatores de risco para a ocorrência de efeitos adversos, sobretudo acidentes ocupacionais, hipoxemias, infecções e instabilidade hemodinâmica.

Conclusão:

Concluiu-se que os profissionais não realizam a AET de forma satisfatória, sendo necessárias intervenções que promovam mudanças comportamentais por meio de educação continuada visando melhoria da qualidade da assistência prestada.

Avaliação de desempenho; Cuidados críticos; Respiração artificial. Sucção


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com