SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Direct costs of delivery with related obstetrical nursing practice in Birth CenterMulti-professional team care: discourse of women in preoperative mastectomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

KASSADA, Danielle Satie; MARCON, Sonia Silva  and  WAIDMAN, Maria Angélica Pagliarini. Percepções e práticas de gestantes atendidas na atenção primária frente ao uso de drogas. Esc. Anna Nery [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.428-434. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140061.

Objetivo:

Identificar percepções e práticas de gestantes atendidas na atenção primária frente ao uso de drogas de abuso.

Métodos:

Pesquisa descritiva de abordagem qualitativa desenvolvida com 25 mulheres usuárias de drogas. Os dados foram coletados em julho de 2012 em Maringá - PR, por meio de entrevista aberta e submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

As gestantes relataram dificuldade em abandonar o uso de drogas e que as informações, sobre isto, durante a assistência pré-natal são insuficientes. Observou-se que algumas sentem medo e culpa decorrente da possibilidade de agravos ao feto e outras não se preocupam com esta possibilidade e ainda, que as usuárias de drogas ilícitas sentem-se julgadas e não apoiadas pelos profissionais.

Conclusão:

É necessário sensibilizar os profissionais que fazem o acompanhamento pré-natal sobre a importância de acolher, esclarecer, orientar e apoiar gestantes usuárias de drogas, com vistas a promover uma assistência pré-natal qualificada e a redução de danos.

Keywords : Usuários de Drogas; Drogas Ilícitas; Atenção Primária à Saúde; Gestantes; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )