Acessibilidade / Reportar erro

Dialética de sentimentos do enfermeiro intensivista sobre o trabalho na Terapia Intensiva

Dialéctica de sentimientos del enfermero intensivista sobre el trabajo en la Terapia Intensiva

Objetivo:

Identificar a percepção dos enfermeiros intensivistas sobre o trabalho no cenário da Terapia Intensiva e discutir fatores motivadores da permanência no trabalho em Terapia Intensiva.

Métodos:

A presente pesquisa, de caráter qualitativo-descritivo, tem como objeto a percepção do enfermeiro intensivista sobre o trabalho numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A pesquisa desenvolveu-se numa UTI particular do Rio de Janeiro com dez enfermeiros. A técnica de coleta foi a entrevista semiestruturada, ocorrida de junho a agosto de 2008. Utilizou-se da análise de conteúdo para tratar os dados.

Resultados:

Os resultados revelaram que o enfermeiro intensivista tem afinidade com tecnologia dura e gosta do cuidado direto ao paciente. Verificou-se que há aspectos que resultam em prazer e sofrimento, o que revela uma percepção dialética sobre o trabalho.

Conclusão:

Concluiu-se que este trabalho é, predominantemente, fator de prazer para os enfermeiros devido ao status que o setor ocupa no ambiente hospitalar.

Saúde do Trabalhador; Trabalho; Enfermagem; Terapia Intensiva


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com