SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3Dialectic feelings of the intensive care nurse about the work in Intensive CareAdaptation and validation of the Clinical Nursing Expertise Survey to the portuguese nursing population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

BOTH, Juliane Elis et al. Qualificação da equipe de enfermagem mediante pesquisa convergente assistencial: contribuições ao cuidado do idoso hospitalizado. Esc. Anna Nery [online]. 2014, vol.18, n.3, pp.486-495. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140069.

Objetivo:

Analisar as contribuições da prática educativa na qualificação da equipe de enfermagem, para prestar o cuidado a idosos hospitalizados.

Método:

Estudo qualitativo, descritivo que utilizou os preceitos teórico-metodológicos da pesquisa convergente assistencial, para produção e análise das informações. Participaram vinte profissionais de enfermagem, que trabalham em uma unidade de internação de clínica médica.

Resultados:

Para a maioria dos sujeitos, o idoso requer cuidados diferenciados e a prática educativa é uma ferramenta que pode ser utilizada para contribuir na qualificação dos integrantes da equipe de enfermagem. Tal aprimoramento, melhora a atenção de enfermagem ao idoso hospitalizado.

Conclusão:

Conclui-se que a prática educativa constitui-se em instrumento de qualificação e atualização para os integrantes da equipe de enfermagem.

Keywords : Idoso; Hospitais; Educação em Saúde; Equipe de Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )