Acessibilidade / Reportar erro

Tuberculose multirresistente: integralidade da atenção à saúde na perspectiva discursiva

La tuberculosis multirresistente: integralidad de la atención a la salud en la perspectiva discursiva

Objetivo:

Analisar as vivências dos doentes de tuberculose multirresistente sob a perspectiva da integralidade.

Métodos:

Estudo analítico, qualitativo, realizado com doentes em tratamento. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, transcritas na íntegra, interpretadas sob o referencial da Análise do Discurso de matriz francesa.

Resultados:

Notaram-se movimentos de sensibilização dos profissionais na busca da integralidade, atendendo às necessidades emocionais dos doentes, porém distanciavam-se desta em outros momentos. Quanto à organização da rede de atenção, perceberam-se fragilidades: falta de vinculação e acolhimento do doente nos serviços de saúde; falta de articulação entre os níveis de assistência; responsabilização do doente para com o tratamento e diferentes contextos da organização da Atenção Básica interferindo no acompanhamento do tratamento.

Conclusão:

Há necessidade de repensar a assistência ao doente de tuberculose multirresistente, de modo a assisti-lo de maneira integral, tanto em suas peculiaridades individuais relacionadas ao seu contexto de vida e processo de adoecimento, quanto ao que tange à organização e coordenação da atenção.

Tuberculose Resistente a Múltiplos Medicamentos; Papel do Doente; Assistência Integral à Saúde; Integração de Sistemas


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com