SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Implementação da Política Nacional de Saúde do Homem: o caso de uma capital BrasileiraAnálise da tendência da mortalidade masculina no Rio de Janeiro: contribuição da enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

BARBOSA, Mayara Lima et al. Atenção básica à saúde de apenados no sistema penitenciário: subsídios para a atuação da enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2014, vol.18, n.4, pp.586-592. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140083.

Objetivo:

Descrever aspectos estruturais e características do trabalho na atenção básica à saúde em penitenciárias masculinas do estado da Paraíba, e fornecer subsídios para a atuação do enfermeiro nesse cenário.

Métodos:

Estudo descritivo e quantitativo, realizado em seis unidades de saúde alocadas em penitenciárias. Os questionários foram aplicados aos respectivos diretores das unidades prisionais. Os dados foram analisados sob a ótica da estatística descritiva.

Resultados:

O consultório de enfermagem foi considerado o menos adaptado. Cinco unidades de saúde não atendem aos requisitos de acessibilidade. Verificou-se que pequenas cirurgias e planejamento familiar são implementadas com restrições. Com relação a materiais e insumos básicos para desenvolver ações de assistenciais, o estudo verificou abastecimento satisfatório.

Conclusão:

A implantação do PNSSP parece apontar o fim de uma série de paradigmas relacionados à saúde dos apenados. No entanto, é necessário maior empenho do Estado para eliminar entraves ainda presentes no âmbito da saúde penitenciária.

Palavras-chave : Avaliação em saúde; Serviços de saúde; Prisões; Cuidados de Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )