Objetivo:
Analisar a relação entre o ensino superior em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Enfermagem do Hospital Universitário Onofre Lopes.
Métodos:
Estudo qualitativo de enfoque histórico-documental, que se utilizou da história oral. A investigação empírica pautou-se no levantamento de documentos: relatórios, atas, cartas, regimentos, estatutos, Leis, Decretos e Portarias. Essas fontes foram complementadas com a realização de entrevistas com seis profissionais que participaram dessa história e que dela têm vivas memórias.
Resultados:
Depreende-se que a relação ensino/hospital manteve e se mantém bem próximas, mas nem sempre ocorreu de forma linear.
Conclusão:
Nessa trajetória, houve momentos de tensão, doação, rupturas e reaproximação, porém com um propósito bem definido, o de conquistar outros horizontes, abrindo espaços para novos empreendimentos no aprimoramento da profissão e de seus profissionais.
Educação Superior; Ensino; História da Enfermagem; Enfermagem