SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Nursing diagnoses identified in onco-hematologic patients: a cross-mapping studyHemodialysis patients with arteriovenous fistula: knowledge, attitude and practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

FERREIRA, Patrícia Chatalov; WAKIUCHI, Julia; BALDISSERA, Vanessa Denardi Antoniassi  and  SALES, Catarina Aparecida. Sentimentos existenciais expressos por usuários da casa de apoio para pessoas com câncer. Esc. Anna Nery [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.66-72. ISSN 1414-8145.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20150009.

Objetivo:

Objetivou-se compreender o significado do acolhimento em casas de apoio para os usuários com câncer, durante o tratamento antineoplásico fora de suas cidades.

Métodos:

Embasado pela fenomenologia heideggeriana. Foram entrevistados 15 usuários de uma casa de apoio filantrópica localizada no noroeste do Paraná. A etapa de campo ocorreu de junho a julho de 2012, sendo os usuários entrevistados a partir da questão norteadora: "Como você se sente ao permanecer em uma casa de apoio durante seu tratamento para o câncer?".

Resultados:

Por meio da exploração e análise das falas emergiram três categorias: "Recordando seu vigor de ter sido", "Experenciando ser acolhido no presente" e "Vivenciando satisfação autêntica ao ser cuidado".

Conclusão:

Compreendemos que vivenciar uma acolhida autentica baseada em um modo solidário e humanizado, além de aproximar os profissionais de um cuidado integral, desperta nos entes cuidados sentimentos de gratidão e empatia.

Keywords : Neoplasias; Assistência integral à saúde; Apoio social; Qualidade de vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )