SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Hemodialysis patients with arteriovenous fistula: knowledge, attitude and practiceSolicitude constituting the care of obstetric nurses for women-giving-birth-at-the-birth-house author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

CHERNICHARO, Isis de Moraes  and  FERREIRA, Márcia de Assunção. Sentidos do cuidado com o idoso hospitalizado na perspectiva dos acompanhantes. Esc. Anna Nery [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.80-85. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20150011.

Objetivo:

Objetivou-se identificar e analisar os sentidos do cuidado ao idoso hospitalizado na perspectiva dos acompanhantes.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Participaram 30 acompanhantes de idosos hospitalizados. Realizou-se entrevista individual e observação sistemática. Os dados foram analisados pelo software Alceste 2010.

Resultados:

Os resultados mostram a prevalência do acompanhante familiar, do sexo feminino. Os sentidos atribuídos pelos acompanhantes ao cuidado do idoso se amparam nas atividades de auxílio, relacionamento entre o acompanhante e o usuário e o enfermeiro, apoio institucional e orientações de cuidado.

Conclusão:

Conclui-se que os sentidos do cuidado se assentam nas necessidades e demandas do acompanhante, para melhor cuidar do idoso que necessita de seu auxílio e, para tanto, a educação em saúde por parte do enfermeiro emerge como importante estratégia a ser implantada junto a eles no hospital.

Keywords : Idoso; Hospitalização; Cuidadores; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )