SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Meanings of care for the hospitalized elderly from the perspective of caregiversWomen with high-risk pregnancy: experiences and perceptions of needs and care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

ZVEITER, Marcele  and  SOUZA, Ivis Emília de Oliveira. Solicitude constituindo o cuidado de enfermeiras obstétricas à mulher-que-dá-à-luz-na-casa-de-parto. Esc. Anna Nery [online]. 2015, vol.19, n.1, pp.86-92. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20150012.

Objetivo:

Este artigo objetiva analisar a constituição do cuidado de enfermeiras obstétricas à mulher que dá à luz na Casa de Parto.

Métodos:

O fio condutor da hermenêutica se sustenta na compreensão vaga e mediana das enfermeiras obstétricas. A fenomenologia heideggeriana foi o referencial teórico-filosófico-metodológico. Como contribuição, da e para a enfermagem obstétrica, apresenta-se a hermenêutica da consideração e da paciência fundada no conceito de solicitude e inerente ao movimento existencial das enfermeiras. Participando da discussão sobre o direito das enfermeiras na assistência ao parto e a qualidade da atenção, aponta-se a Casa de Parto David Capistrano Filho como um espaço de cuidado diferente do modelo hospitalar.

Resultados:

Como resultado, o cuidado de enfermeiras obstétricas à mulher que dá à luz na Casa de Parto se desvela sendo uma construção fundada no compartilhar.

Conclusão:

Envolvidas por este cuidado, a enfermeira e a mulher estão num movimento existencial que favorece um cuidado autêntico.

Keywords : Filosofia; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Obstétrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )