SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Correlation between work load of nursing and severity of critical general, neurological and cardiac patientsAnalysis of the registration and content of surgical safety checklists author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

COPELLI, Fernanda Hannah da Silva et al. Compreendendo a governança da prática de enfermagem em um centro obstétrico. Esc. Anna Nery [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.239-245. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20150031.

Objetivo:

Compreender os significados da governança dos enfermeiros sobre a prática de enfermagem em um centro obstétrico e construir um modelo explicativo.

Métodos:

Pesquisa qualitativa que utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com 27 profissionais de saúde dos setores da maternidade em um Hospital Universitário do sul do Brasil, divididos em quatro grupos amostrais.

Resultados:

O modelo explicativo foi constituído por 10 categorias e possibilitou a construção do fenômeno: "Emergindo a governança a partir da prática profissional do enfermeiro ancorada no exercício do controle sobre o ambiente de cuidado do Centro Obstétrico e no domínio do conhecimento científico e experiência profissional".

Conclusão:

A governança é uma expertise desenvolvida pelos enfermeiros por meio do conhecimento processual adquirido ao longo da experiência profissional, visando superar os entraves organizacionais e relacionais para o domínio do ambiente de cuidado.

Keywords : Gerência; Enfermagem obstétrica; Cuidados de Enfermagem; Serviço Hospitalar de Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )