SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2Nursing work in the intensive care unit and its interface with care systematizationPrenatal care and culture: an interface in nursing practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

LANGENDORF, Tassiane Ferreira et al. Cotidiano do ser-casal: significados da profilaxia da transmissão vertical do HIV e possibilidades assistenciais. Esc. Anna Nery [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.259-264. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20150034.

Objetivo:

Desvelar o significado da profilaxia da transmissão vertical do HIV para o casal.

Métodos:

Investigação fenomenológica heideggeriana, desenvolvida no período de dezembro de 2011 a fevereiro de 2012 em ambulatório de pré-natal e puericultura de um hospital no interior do Rio Grande do Sul, Brasil, com 7 casais que vivenciaram o cotidiano da profilaxia da transmissão vertical do HIV.

Resultados:

Ser-casal mostra-se no falatório de fazer o tratamento adequadamente e saber que não pode amamentar. Na curiosidade buscando entender tudo e na ambiguidade ao afirmar não ser diferente dos outros.

Conclusão:

Elucida-se a relevância do/a enfermeiro/a pautar o cuidado ao casal num encontro dialógico, (re)conhecendo suas necessidades para aliá-las às possibilidades terapêuticas e de atenção à saúde na busca por um cuidado de enfermagem qualificado ao casal, à criança e à família.

Keywords : HIV; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Transmissão Vertical de Doença Infecciosa; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )