SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Fatores associados ao conhecimento das mães sobre a Síndrome da Morte Súbita do LactenteAutoestima dos cuidadores de doentes oncológicos com capacidade funcional reduzida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

PRATES, Lisie Alende; SCHMALFUSS, Joice Moreira  e  LIPINSKI, Jussara Mendes. Rede de apoio social de puérperas na prática da amamentação. Esc. Anna Nery [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.310-315. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20150042.

Objetivo:

Conhecer a rede de apoio social das puérperas na prática da amamentação.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, utilizando pressupostos da pesquisa participante, realizada por meio de entrevista com 21 puérperas.

Resultados:

O meio familiar ocupou o primeiro lugar na referência das entrevistadas, representado, principalmente, pelas mães das puérperas e outras mulheres da família. A amamentação aparece como um ato permeado por mitos, crenças e valores repassados de geração em geração, sendo fortemente influenciada pela rede de apoio social da puérpera.

Conclusão:

Enfatiza-se a importância de se conhecer, incentivar e valorizar a presença da rede de apoio social da puérpera, durante a amamentação, de forma a permitir sua participação e colaboração na adesão e manutenção dessa prática.

Palavras-chave : Aleitamento materno; Rede social; Apoio social; Família; Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )