SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Rede de apoio social de puérperas na prática da amamentaçãoHIV/AIDS: significados atribuídos por homens trabalhadores da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

MOREIRA, Natália Stanko; SOUSA, Cristina Silva; POVEDA, Vanessa de Brito  e  TURRINI, Ruth Natalia Teresa. Autoestima dos cuidadores de doentes oncológicos com capacidade funcional reduzida. Esc. Anna Nery [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.316-322. ISSN 1414-8145.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20150043.

Objetivo:

Avaliar a autoestima de cuidadores de doentes oncológicos com capacidade funcional reduzida.

Métodos:

Trata-se de estudo do tipo transversal, realizado em um hospital público, de grande porte, especializado em oncologia. Utilizou-se uma amostra por conveniência composta por 90 cuidadores principais de doentes com câncer com capacidade funcional (Karnofsky) entre 20 e 50. Foram coletados dados sóciodemográficos, sobre os encargos envolvidos no cuidar e a autoestima foi avaliada pela Escala para Medida do Sentimento de Autoestima de Dela Coleta. Os dados foram analisados pelo teste de Mann-Whitney e de Kurskall-Wallis, com nível de significância de 5%.

Resultados:

A maioria dos cuidadores eram mulheres, com companheiros, com baixa renda mensal, mantinham relações familiares com o doente e apresentavam média autoestima. A autoestima foi associada de forma estatisticamente significante apenas com a renda familiar (p = 0,002).

Conclusão:

A autoestima dos cuidadores de pacientes oncológicos é influenciada pelas condições de vida, especialmente as financeiras.

Palavras-chave : Cuidadores; Neoplasias; Autoimagem; Enfermagem oncológica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )