SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Autoestima dos cuidadores de doentes oncológicos com capacidade funcional reduzida(Re)organização das famílias de idosos com Alzheimer: percepção de docentes à luz da complexidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

DANTAS, Mariana de Sousa; ABRAO, Fátima Maria da Silva; COSTA, Solange Fátima Geraldo da  e  OLIVEIRA, Denize Cristina de. HIV/AIDS: significados atribuídos por homens trabalhadores da saúde. Esc. Anna Nery [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.323-330. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20150044.

Objetivo:

O objetivo foi investigar os significados que homens trabalhadores da saúde atribuem ao HIV/Aids.

Métodos:

Estudo exploratório, com abordagem qualitativa fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Realizado com 14 trabalhadores do grupo masculino em unidades ambulatoriais em Recife, Brasil, entre 2012 e 2013. Utilizados questionário e roteiro de entrevista, cuja análise baseou-se na técnica de análise de conteúdo temática-categorial de Bardin.

Resultados:

As representações do HIV/Aids relacionam-se à diversidade social das pessoas vivendo com HIV/Aids e à abordagem multidisciplinar premente como apoio à adesão ao tratamento. O preconceito social está implícito no conteúdo imagético dos participantes que também enfatizaram a multidisciplinaridade como um suporte indispensável para o convívio com o vírus.

Conclusão:

A investigação suscita reflexões acerca das representações sociais do HIV/Aids, cujos significados emergem da realidade vivenciada pelos sujeitos envolvidos.

Palavras-chave : Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; Pessoal de Saúde; Homens.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )