SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2HIV/AIDS: significados atribuídos por homens trabalhadores da saúdeAmbiência de uma emergência hospitalar para o cuidado ao idoso: percepção dos profissionais de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

ILHA, Silomar et al. (Re)organização das famílias de idosos com Alzheimer: percepção de docentes à luz da complexidade. Esc. Anna Nery [online]. 2015, vol.19, n.2, pp.331-337. ISSN 1414-8145.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20150045.

Objetivo:

Conhecer a percepção de docentes dos cursos da área da saúde que integram um projeto universitário de apoio a familiares/cuidadores de idosos com a doença de Alzheimer acerca da (re)organização familiar à luz da complexidade.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de abordagem qualitativa, realizada com docentes que participavam do grupo de apoio desenvolvido em uma instituição universitária da região central do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2013, por meio da técnica de Grupo Focal, e submetidos à Análise Focal Estratégica.

Resultados:

Identificaram-se três categorias: Alzheimer: Processo singular e multidimensional; Fatores que fragilizam a (re)organização familiar; Estratégias que potencializam a (re)organização familiar.

Conclusão:

Os docentes reconhecem que a (re)organização familiar é um processo complexo, gradual e singular, compreendido à medida em que surgem as alterações geradas pela doença.

Palavras-chave : Doença de Alzheimer; Dinâmica não linear; Pessoal de saúde; Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )