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(Re)organização das famílias de idosos com Alzheimer: percepção de docentes à luz da complexidade

Reorganización de las familias con ancianos con Alzheimer: la percepción de los docentes a la luz de la complejidad

Objetivo:

Conhecer a percepção de docentes dos cursos da área da saúde que integram um projeto universitário de apoio a familiares/cuidadores de idosos com a doença de Alzheimer acerca da (re)organização familiar à luz da complexidade.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória de abordagem qualitativa, realizada com docentes que participavam do grupo de apoio desenvolvido em uma instituição universitária da região central do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2013, por meio da técnica de Grupo Focal, e submetidos à Análise Focal Estratégica.

Resultados:

Identificaram-se três categorias: Alzheimer: Processo singular e multidimensional; Fatores que fragilizam a (re)organização familiar; Estratégias que potencializam a (re)organização familiar.

Conclusão:

Os docentes reconhecem que a (re)organização familiar é um processo complexo, gradual e singular, compreendido à medida em que surgem as alterações geradas pela doença.

Doença de Alzheimer; Dinâmica não linear; Pessoal de saúde; Enfermagem


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