Acessibilidade / Reportar erro

Sobrecarga de cuidadores familiares de idosos com acidente vascular encefálico

Sobrecarga en los cuidadores familiares de ancianos accidente cerebrovascular

Objetivo:

Investigar a prevalência e associação da sobrecarga com características do indivíduo com sequela de acidente vascular encefálico e do cuidador.

Métodos:

Estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado na cidade de João Pessoa - PB. Os participantes foram 136 cuidadores familiares. Para a coleta de dados, aplicou-se a escala de Barthel e Zarit Burden Interview.

Resultados:

Evidencia-se alta prevalência de sobrecarga entre os cuidadores (77,2%), a qual apresentou associação estatisticamente significativa com as seguintes características: indivíduos com sequela de acidente vascular encefálico com 65 anos ou mais, com grau de dependência muito grave, cuidadores do sexo feminino, com faixa etária adulta e com baixo grau de escolaridade.

Conclusão:

Destaca-se a importância prática de intervenções realizadas por enfermeiros e demais profissionais de saúde com relação às orientações e supervisões referentes ao cuidado dispensado ao cuidador familiar de indivíduos com sequela de acidente vascular encefálico.

Acidente Vascular Encefálico; Cuidadores; Relações Familiares


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com