Acessibilidade / Reportar erro

Experiências da equipe de centro de reabilitação - o real do trabalho como questão ética

Experiencias de un equipo de salud en un centro de rehabilitación - la realidad del trabajo como cuestión ética

Resumo

Objetivo:

O grande objetivo deste estudo foi identificar as experiências de trabalho de profissionais da saúde de um centro de reabilitação física e, a partir disso, discutir as principais questões éticas/bioéticas que permeiam o cuidado ao deficiente.

Métodos:

Estudo exploratório-descritivo do tipo estudo de caso único, de natureza qualitativa, com participação de 16 profissionais da equipe multiprofissional do centro de reabilitação.

Resultados:

Foram identificadas situações relacionadas à organização de trabalho, acessibilidade do usuário, dificuldade de comunicação entre profissionais e chefia, dificuldade de implementação do trabalho prescrito e o realizado.

Conclusão:

Além disso, os profissionais não reconhecem ou identificam situações ou problemas éticos na prática assistencial, inexistindo espaços ou oportunidades de discussões e reflexões éticas por parte da equipe, o que expressa a necessidade do desenvolvimento de competências éticas.

Palavras-chave:
Pessoas com deficiência; Centros de reabilitação; Equipe de assistência ao paciente; Condições de trabalho; Ética profissional

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com