SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3Communication process in the nursing team based on the dialogue between Berlo and KingHealth education with adolescents: analysis of knowledge acquisition on health topics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

COSTA, Tadeu Lessa da; OLIVEIRA, Denize Cristina de  and  FORMOZO, Gláucia Alexandre. O setor saúde nas representações sociais do HIV/Aids e qualidade de vida de pessoas soropositivas. Esc. Anna Nery [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.475-483. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20150063.

Objetivos:

Identificar e analisar os conteúdos relacionados ao setor saúde no contexto das representações sociais das pessoas que vivem com HIV/Aids acerca do HIV/Aids e da qualidade de vida.

Métodos:

Estudo descritivo e qualitativo, pautado na teoria de representações sociais. Os sujeitos foram 35 pessoas soropositivas acompanhadas em centro especializado. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, submetidas à análise lexical informatizada.

Resultados:

Os conteúdos representacionais dos participantes sobre o setor saúde envolveram uma descrição e apresentação de atitudes diante o mesmo, a partir de duas dimensões, funcional e estrutural. Comportaram, também, o serviço especializado em HIV/Aids, tendo em vista sua estrutura, com destaque para a atuação de seus recursos humanos.

Conclusão:

O setor saúde mostrou-se, simbolicamente, presente e com influência na qualidade de vida das pessoas soropositivas, considerando, especialmente, o relacionamento estabelecido com seus profissionais, o que pode subsidiar ações programáticas na área.

Keywords : Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Qualidade de Vida; Assistência à Saúde; Avaliação do impacto na saúde; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )