Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Escola Anna Nery
Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465
Abstract
ABREU, Marcleyde Silva de Azevedo et al. Primeiras oficiais enfermeiras da polícia militar do estado do Rio de Janeiro (1994-1995): incorporação do habitus militar. Esc. Anna Nery [online]. 2015, vol.19, n.4, pp.535-541. ISSN 2177-9465. https://doi.org/10.5935/1414-8145.20150071.
Objetivo:
Analisar o processo de incorporação do habitus militar pelas oficiais enfermeiras estagiárias, durante o Estágio Probatório de Adaptação de Oficiais, na Escola de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O recorte temporal abrange o período de 1994 a 1995.
Métodos:
Trata-se de estudo histórico-social, cujas fontes primárias foram documentos escritos do acervo da Polícia Militar e depoimentos orais, obtidos por meio de entrevistas com dez oficiais enfermeiras pertencentes à primeira turma do Quadro de Oficiais de Saúde. Os dados foram organizados, classificados e analisados em conformidade com o método histórico e o referencial teórico de Pierre Bourdieu.
Resultados:
As oficiais enfermeiras estagiárias foram submetidas a um processo de incorporação do habitus militar, através do aprendizado de gestos e posturas adequadas à vida militar, articulados a uma rígida disciplina e hierarquia.
Conclusão:
O aprendizado do habitus militar foi fundamental à nova posição profissional e social.
Keywords : Enfermagem; História da Enfermagem; Enfermagem Militar.

