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Ensino da sistematização da assistência de enfermagem aos técnicos de enfermagem

Enseñanza de la Sistematización de la Atención de Enfermería a los técnicos de enfermería

Resumo

Objetivo:

Compreender o típico ideal de técnicos de enfermagem acerca da sistematização da assistência de enfermagem (SAE), à luz do referencial teórico de Alfred Schutz.

Métodos:

Trata-se de uma investigação fenomenológica. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN. A coleta de dados ocorreu por grupo focal, em fevereiro de 2013, de acordo com a pedagogia vivencial humanescente, com trezes técnicos de enfermagem de um hospital universitário norte-riograndense.

Resultados:

A análise das falas, dos cartazes e das descrições escritas permitiu desvelar o típico ideal a partir de quatro eixos: tipificação do conceito da SAE; benefícios da SAE - os motivos-para acreditar na positividade dessa ferramenta de trabalho; problemas vivenciados, reveladores do mundo vida cotidiano dos profissionais de enfermagem; e possibilidades de melhoria.

Conclusão:

Concluiu-se que o técnico de enfermagem, apesar de ter tido uma formação acadêmica que não enfatizou os aspectos concernentes à SAE, acredita em sua positividade.

Palavras-chave:
Educação Técnica em Enfermagem; Auxiliares de Enfermagem; Planejamento de Assistência ao Paciente; Processos de Enfermagem

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