Acessibilidade / Reportar erro

Longitudinalidade e continuidade do cuidado à criança e ao adolescente com doença crônica

Longitudinalidad y continuidad del cuidado al niño y adolescente con enfermedad crónica

Resumo

Objetivo:

Analisar a continuidade e a longitudinalidade do cuidado à criança e ao adolescente com doença crônica, na percepção do cuidador familiar.

Métodos:

Pesquisa qualitativa realizada com doze familiares de crianças e de adolescentes com doença crônica, por meio de grupos focais/entrevistas semiestruturadas no período de fevereiro a outubro de 2013 com análise temática de conteúdo.

Resultados:

Emergiram duas categorias temáticas: constante busca e espera pelo cuidado na rede de atenção à saúde e estratégias utilizadas para superá-las; e longitudinalidade do cuidado: caminho a ser construído.

Conclusão:

Observam-se fragilidades expressivas em níveis programático, institucional e pessoal, que deixam a criança e o adolescente com doença crônica vulneráveis pela falta de seguimento e manejo adequado da doença na rede de atenção à saúde. São necessárias mudanças significativas nos modos de organizar o trabalho e as ações no cotidiano dos serviços de saúde para conseguir atender às necessidades dessa população.

Palavras-chave:
Saúde da criança; Saúde do adolescente; Doença crônica; Atenção à saúde

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com