Acessibilidade / Reportar erro

O impacto da homofobia na saúde do adolescente

El impacto de la homofobia en la salud del adolescente

Resumo

Objetivo:

Objetivou-se conhecer os tipos de violência sofrida por adolescentes homossexuais e compreender a influência da homofobia na saúde dessa população.

Métodos:

Foram realizadas entrevistas, em profundidade, com nove adolescentes residentes em um município do interior de São Paulo que se autodeclararam homossexuais.

Resultados:

Os tipos de violência sofridos e referidos pelos adolescentes foram: física, verbal, psicológica e sexual. A homofobia provoca percepções negativas sobre si mesmo e a não adoção de hábitos de vida saudáveis relacionados aos cuidados com alimentação, prática de atividades físicas, padrão de sono e ideações suicidas. Foram relatadas situações de homofobia nos serviços de saúde.

Conclusão:

Adolescentes homossexuais são vulneráveis a diferentes tipos de violência. A dificuldade de acesso aos serviços de saúde é um fator concorrente ao aumento da vulnerabilidade. A contribuição deste estudo reside na problematização de tópicos que podem auxiliar na construção do cuidado integral dos adolescentes homossexuais.

Palavras-chave:
Saúde do Adolescente; Violência; Homossexualidade

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com