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Revelação do diagnóstico de HIV para o adolescente: modos de ser cotidiano

Revelación del diagnóstico de VIH para el adolescente: modos de ser en el cotidiano

Resumo

Objetivo:

Compreender o significado da revelação do diagnóstico do Vírus da Imunodeficiência Humana para o adolescente.

Métodos:

Investigação fenomenológica fundamentada no referencial teórico-metodológico de Martin Heidegger. Desenvolveu-se uma entrevista fenomenológica com 12 adolescentes, em serviço especializado de um hospital universitário do Sul do Brasil, no período de novembro de 2011 a fevereiro de 2012.

Resultados:

Constituíram-se duas unidades de significação: Saber do diagnóstico antes de alguém lhe contar, mesmo sem entender, até a família e/ou profissionais da saúde explicar. Saber como ocorreu à transmissão do vírus e que precisa de tratamento; Ser uma pessoa normal, o diferente é o vírus, ter que tomar os remédios e ir ao hospital. Essas unidades de significação foram o fio condutor da interpretação, que desvelaram os sentidos.

Conclusão:

O enfermeiro tem a possibilidade de desencadear o movimento vivido por meio das consultas e grupos com esses adolescentes.

Palavras-chave:
Enfermagem; Revelação da Verdade; Saúde do Adolescente; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida; HIV

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