SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Sociedade de risco: o uso dos agrotóxicos e implicações na saúde do trabalhador ruralFatores associados ao inadequado controle pressórico em pacientes da atenção primária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

FRANCISCO, Márcio Tadeu Ribeiro et al. O uso do preservativo entre os participantes do Carnaval - perspectiva de gênero. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.106-113. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160015.

Objetivo:

Identificar a utilização do preservativo entre homens e mulheres participantes do carnaval.

Métodos:

Pesquisa descritiva de natureza quantitativa. Foi utilizada a amostra por conveniência. Os sujeitos foram os expectadores, foliões e trabalhadores presentes nos desfiles carnavalescos no sambódromo do Rio de Janeiro, Brasil. Os dados foram coletados em fevereiro de 2013, totalizando 1067 entrevistados, com auxílio de um formulário. A análise foi realizada pelo programa EpiInfo.

Resultados:

Os homens utilizam e têm disponível o preservativo no seu dia a dia com uma frequência maior que as mulheres, concordam com afirmações de que o preservativo atrapalha na relação, são mais impulsivos e tendem a se expor a situações de risco.

Conclusão:

A desigualdade entre os sexos e a normativa hegemônica do gênero masculino prevalece em nossa sociedade e contribui para a vulnerabilidade de homens e mulheres.

Palavras-chave : Gênero e saúde; Vulnerabilidade em saúde; Doenças sexualmente transmissíveis; Preservativos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )