SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Fatores associados ao inadequado controle pressórico em pacientes da atenção primáriaDistribuição geográfica dos óbitos de idosos por acidente de trânsito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

MINUZZI, Ana Paula et al. Contribuições da equipe de saúde visando à promoção da segurança do paciente no cuidado intensivo. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.121-129. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160017.

Objetivo:

Apresentar as recomendações dos profissionais de saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva para a melhoria da cultura de segurança do paciente.

Métodos:

É um estudo descritivo-exploratório, com abordagem quantitativa, resultado da aplicação do questionário Pesquisa Sobre Segurança do Paciente em Hospitais com 59 profissionais da equipe, entre novembro de 2013 e janeiro de 2014.

Resultados:

Obteve-se 124 recomendações que foram categorizadas de acordo com os aspectos do instrumento. Destacando-se recomendações relacionadas ao apoio da gestão hospitalar para a segurança do paciente, em especial, ao suprimento de recursos materiais; e também ao aprendizado organizacional e melhoria contínua, com sugestões de treinamentos e implementação de protocolos, visando à padronização da assistência.

Conclusão:

O estudo permitiu elencar expressivas recomendações de melhorias da segurança do paciente, e possibilitou identificar as dimensões da cultura de segurança que apresentam mais vulnerabilidades.

Palavras-chave : Cultura; Segurança do Paciente; Unidades de Terapia Intensiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )