Acessibilidade / Reportar erro

Os cuidados de enfermagem e o exercício dos direitos humanos: Uma análise a partir de realidade em Portugal

Cuidados de enfermería y el ejercício de los derechos humanos: Un análisis a partir de la realidad em Portugal

RESUMO

Objetivo:

Descrever a prestação de cuidados de enfermagem em serviços de psiquiatria para adultos de uma cidade de Portugal, na perspectiva do exercício dos direitos humanos.

Métodos:

Utilizou-se a observação indireta dos cuidados de enfermagem prestados em quatro serviços de psiquiatria para adultos de uma cidade do interior de Portugal, totalizando 80 horas. Os dados foram registrados em diário de campo e submetidos à análise temática.

Resultados:

Foram identificadas as seguintes unidades temáticas: acolhimento dos pacientes na admissão; plano assistencial de enfermagem; abordagem familiar e estratégias de inserção social desenvolvidas pelos enfermeiros. De maneira geral, os enfermeiros valorizam as dimensões preventivas, educativas, sociais e assistenciais ao prestar cuidados, mas não há a inclusão da família na terapêutica.

Conclusões:

Existem práticas cuidativas permeadas de sensibilidade pela pessoa com transtorno mental e pela sua condição adoecida, o que demonstrou o respeito à dignidade humana em todos os serviços.

Palavras-chave:
Enfermagem; Direitos Humanos; Assistência Integral à Saúde; Humanização da Assistência; Psiquiatria

Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com